- Área: 3600 m²
- Ano: 2017
-
Fotografias:Franco Molinari, Daniela Mac Adden
-
Fabricantes: Ankon Sur, Estudio Ramos, FV, Moras Aberturas
Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto está situado na região argentina denominada "La Pampa". Pampa é uma palavra indígena cujo significado é planalto ou planície. Junto com seu clima temperado e terra férteis, a área resulta ideal para a agricultura. Quando se percorre a zona, a sensação é de uma contundente horizontalidade. O poeta Atahualpa Yupanque se refere à paisagem da Pampa como "serena e pensativa". Com sua pronunciada horizontalidade e simplicidade de elementos, este projeto procura referenciar estes temas.
O projeto encarregado por Ignacio Figueras, jogador profissional de pólo, é um estábulo para 44 cavalos de Pólo com uma superfície de 3850 metros quadrados e uma longitude de 180 metros. Está composto por dois largos volumes e muros que ao serem articulados, criam espaços e situações diversas.
O térreo conta com dois setores bem diferenciados por suas funções. Um possui um programa social e está voltado ao campo de Pólo, enquanto o outro, orientado ao fundo da propriedade, abriga as instalações de trabalho e habitações dos funcionários. Os volumes com vista para o campo de Pólo estão parcialmente escondidos por trás de extensos muros e desníveis do terreno que não somente conferem privacidade aos estábulos, como também reduzem sutilmente o impacto do edifício na paisagem. Somente o centro da edificação fica visível, onde se localiza um grande espelho d'água, terraços exteriores e o celeiro principal do estábulo.
Foram plantados pastos silvestres e nativos sobre as coberturas, contrastando intencionalmente com a perfeição da grama do campo de pólo. As partes mais altas funcionam como acesso à cobertura e também como grades naturais para observar as partidas de pólo.
A água, símbolo universal de vida, pureza e harmonia, é utilizada tanto para conectar e estruturar espaços, como também para criar uma atmosfera serena.
A totalidade do projeto foi construída utilizando dois materiais básicos: concreto aparente e madeira nativa, Materiais escolhidos por suas propriedades estéticas, pouca manutenção e um nobre envelhecimento.
Uma conexão muito especial e íntima é criada entre os cavalos e seus treinadores que são responsáveis pelo seu tratamento. O objetivo do projeto foi desenhar os estábulos como espaços que contém e nutrem essa relação.